Painel solar - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Painel solar monocristalino e policristalino: entenda as diferenças e as vantagens de cada um

Embora exerça a mesma função dentro de um sistema fotovoltaico, o painel solar se distingue em aspectos como a durabilidade e eficiência

Como saber qual painel solar melhor se encaixa no seu projeto de sistema fotovoltaico? Entre os módulos monocristalinos e policristalinos, existem várias diferenças importantes que você precisa conhecer. E a Elysia te ajuda a entender melhor as vantagens de cada um dos painéis solares mais utilizados nos projetos de energia solar.

Saiba tudo sobre painel solar neste post da Elysia

Antes, é importante ressaltar: os painéis solares monocristalinos e policristalinos desempenham as mesmas funções. Ambas são células solares que utilizam a luz solar para produzir eletricidade. 

Saiba tudo sobre inversor solar neste post da Elysia

Outra semelhança entre os dois materiais recai sobre a estrutura. O material básico usado na produção das células solares é o silício. O processo de produção de células solares, no entanto, é diferente, o que afeta seu desempenho e durabilidade.

Faça um orçamento gratuito  

Antes de mergulhar nos detalhes das diferenças entre os painéis solares, é importante entender o que é um painel solar.

Painel solar: o que é?

Basicamente, o objetivo dos painéis solares é converter energia solar em eletricidade. Cada painel solar é composto por uma série de células. A presença de um grande número de células solares permite capturar a quantidade máxima de luz solar e convertê-la em eletricidade. Uma célula solar independente é capaz de produzir apenas uma pequena quantidade de energia. Quando trabalham juntas, porém, em um circuito colaborado, elas produzem energia suficiente para acionar os aparelhos elétricos. Esse é o caso de um sistema fotovoltaico.

Como funciona a energia solar?

Para obter o máximo de energia, é essencial que o painel solar tenha que estar exposto ao sol diretamente. Portanto, quanto mais luz atinge o painel solar, mais ele pode gerar eletricidade. Geralmente, os painéis solares fotovoltaicos usam o silício como material primário. Todos eles funcionam com um padrão simples. Os módulos solares de silício possuem camadas positivas e negativas, que criam um campo elétrico, como ocorre no caso de uma bateria.

Baixe o e-book inédito sobre energia solar  

Portanto, multiplicando o número de painéis solares, é possível gerar a quantidade necessária de energia e usá-la para fornecer energia suficiente à sua casa, comércio, escola ou indústria.

Agora, sim, vamos às diferenças entre módulos mono e policristalinos

Painel solar monocristalino

Geralmente, os painéis solares monocristalinos são considerados o produto solar “premium”. Seu design elegante e desempenho eficiente são algumas das principais razões para o elevar a esse patamar.

Para produzir células fotovoltaicas para os painéis solares monocristalinos, os fabricantes usam o silício como ingrediente básico. As barras de silício são cortadas em fatias finas ou “bolachas”. O termo monocristalino se refere ao uso de silício monocristalino na produção desse tipo de painel solar.

A composição de cristal único da célula fotovoltaica permite que os elétrons tenham espaço suficiente para seu fluxo. Isso significa que os painéis solares monocristalinos funcionam com mais eficiência do que os painéis policristalinos.

Em tópicos, veja algumas vantagens do painel solar monocristalino:

– A primeira e principal vantagem dos painéis solares monocristalinos é a sua melhor eficiência. O uso de silício de alta qualidade os torna altamente duráveis e resistentes;

– Painéis solares monocristalinos geralmente oferecem taxas de eficiência de 15 a 20%;

– Os painéis solares de silício monocristalino são mais eficientes em termos de espaço;

– São capazes de produzir as maiores saídas de energia. Além disso, eles precisam de relativamente menos espaço em comparação com os painéis solares;

– Os painéis solares monocristalinos podem gerar até quatro vezes mais eletricidade do que os painéis solares de película fina;

– Os painéis solares monocristalinos podem ter um bom desempenho por mais tempo do que o período esperado. A maioria dos fabricantes oferece uma garantia de 25 anos em seus painéis solares monocristalinos;

– Executa muito melhor mesmo em condições de pouca luz.

Painel solar policristalino

Os painéis solares policristalinos são menos eficientes quando comparados aos painéis monocristalinos. No entanto, eles custam menos, o que os torna uma opção viável para a maioria dos clientes. Além disso, os painéis solares policristalinos têm uma cor azul distinta, o que facilita a diferenciação dos painéis monocristalinos.

Assim como os painéis monocristalinos, o silício também é o principal componente de um painel solar policristalino. Mas, em vez de um único cristal de silício, os fabricantes usam vários cristais de silício para a produção desse painel solar. Eles derretem diferentes fragmentos de silício para criar “bolachas” e os anexam ao painel.

Como existem mais de um cristal de silício em cada célula, há menos espaço para os elétrons se moverem livremente. Esta é a razão pela qual os painéis solares policristalinos são menos eficientes do que seus equivalentes monocristalinos.

Em tópicos, veja as vantagens do painel solar policristalino:

– Painéis de silício policristalino são mais baratos, portanto, são mais econômicos;

– Uma menor quantidade de silício é desperdiçada durante a produção de painéis de silício policristalino;

– Os painéis solares policristalinos têm bom desempenho mesmo em climas quentes, pois sua tolerância ao calor é um pouco maior;

– Esses painéis solares estão facilmente disponíveis no mercado e são os mais utilizados pelas empresas de energia solar no Brasil.

Afinal, qual deve ser escolhido para o seu projeto?

Depois de ler uma comparação monocristalina e policristalina tão abrangente, é possível diferenciar facilmente entre os tipos de células solares e sua eficiência.

Embora eles desempenhem uma função semelhante, cabe a você decidir qual deles pode atendê-lo melhor. Embora a decisão final seja do consumidor, a empresa responsável pelo projeto e instalação do sistema fotovoltaico pode ajudar no processo de escolha. A Elysia dispõe de uma equipe técnica altamente qualificada, que pode colaborar na escolha do material que melhor se adapta ao projeto.

Ao fazer uma escolha, sempre considere diferentes aspectos, como custo, desempenho, espaço disponível e quanta energia é necessária para o seu edifício residencial ou comercial.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia limpa em Pelotas - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

, , ,

Conheça 10 projetos de energia solar da Elysia em 10 regiões do Rio Grande do Sul

Continue lendo

, ,

Há um ano em funcionamento, sistema de energia solar residencial já resultou em economia de R$ 25 mil

Continue lendo
Painéis solares - Elysia energia solar poa

,

É possível instalar mais painéis solares em um sistema fotovoltaico?

Continue lendo
Mundo da energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, , , ,

Conheça 25 termos (muito) utilizados no mundo da energia solar

Continue lendo