Painéis solares na lavoura - Elysia energia solar

Pesquisa conclui que sistemas fotovoltaicos e plantações podem se beneficiar ao dividirem o mesmo espaço

Sombras criadas pelos painéis solares podem potencializar algumas culturas alimentares – ao mesmo tempo, plantas podem colaborar no aumento de eficiência dos módulos

No caso de instalações de sistemas fotovoltaicos em solo, os painéis podem até parecer estar em uma situação de concorrência direta com as plantas. Afinal, enquanto um está pegando a luz do sol para fazer fotossíntese, o outro quer atrair a luminosidade para produzir energia elétrica. Mas, de acordo com um novo estudo realizado pelo cientista Greg Barron-Gafford, da Universidade do Arizona, os dois podem sair ganhando nessa divisão de espaço.

Faça um orçamento gratuito    

Em uma análise focada em áreas mais secas do sudoeste dos Estados Unidos, Barron-Gafford encontrou evidências de que a sombra gerada pelos painéis solares podem beneficiar algumas plantas que se prejudicam sob exposição direta ao sol. Curiosamente, a umidade retida pelas plantas posicionadas logo abaixo dos painéis pode aumentar a eficiência da produção energética.

Como funciona a energia solar?

De acordo com a pesquisa, a sombra criada pelos painéis solares pode diminuir a temperatura e a evaporação da superfície do solo. Com isso – vejam só – a vegetação poderia manter os painéis um pouco mais “frios”. Isto seria um benefício importante para o sistema fotovoltaico, uma vez que a eficiência do painel solar cai em temperatura muito elevadas.

Como foi feita a pesquisa?

Para testar a tese, os pesquisadores montaram três cenários que foram aplicados nos meses de verão. Um cenário apenas com painéis solares, um somente com as plantações, e outro com ambos. Os painéis solares, neste caso, foram instalados a pouco mais de 3 metros do solo. Em todos os três cenários, as plantas foram irrigadas da mesma forma, e as temperaturas, umidade e umidade do solo foram controladas. Tomates cereja, jalapeños e pimentão foram escolhidos como as culturas a serem testadas.

Confira a matéria na íntegra (em inglês)

Os resultados mostraram que a combinação entre painéis e plantações alterou as temperaturas. As temperaturas do ar ficaram um pouco acima de 1°C mais frias durante o dia, em média, mas também ficaram cerca de 0,5°C mais quentes durante a noite. A temperatura dos painéis solares, no entanto, era cerca de 9°C mais fria durante o dia, devido ao crescimento de vegetação abaixo deles. O ar também estava um pouco menos seco sob os painéis solares.

Alguns dos resultados encontrados

Os tomates cereja, por exemplo, tiveram um aumento de 65% na captação de CO2 e um aumento de 65% na eficiência no uso da água. Eles produziram o dobro de frutas enquanto usavam a mesma quantidade de água.

Com base nas curvas de eficiência da temperatura desses painéis solares, os pesquisadores calcularam que as temperaturas mais baixas devem aumentar a geração de eletricidade em cerca de 3% durante os meses de verão, com média de ganho de 1% durante o ano inteiro.

Painéis solares e ampliação da lavoura podem andar juntos

Segundo os pesquisadores, o resultado abre uma possibilidade que vale a pena ser mais investigada para otimização das lavouras. As conclusões mostram que os agricultores poderiam economizar água, ganhar dinheiro com um arrendamento solar e até achar que os trabalhadores são muito mais confortáveis ​​e seguros trabalhando sob alguma sombra – enquanto permitem que os painéis solares possam se expandir nessas áreas sem competir por terras com agricultura.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Ministério Público - Elysia energia solar Rio Grande do sul

,

Em 6 pontos, entenda por que as mudanças propostas pela Aneel representam um retrocesso para o Brasil

Continue lendo
Pegada ecológica - Elysia energia solar Porto Alegre

, ,

Pegada ecológica: entenda o que é e calcule o impacto da sua rotina diária no meio ambiente

Continue lendo
Mudança Aneel - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Para o MPF, mudança proposta pela Aneel prejudica mercado e traz insegurança às empresas e consumidores

Continue lendo
Carro elétrico Tesla

, ,

Em evento com Elon Musk, Tesla lança primeira picape elétrica do mercado

Continue lendo