Energias renováveis já empregam mais de 11 milhões de pessoas no mundo

A produção de energias renováveis é atualmente um dos setores que mais crescem no mundo. De acordo com dados recentes divulgados pela Agência Internacional de Energia Renovável, o segmento é responsável por mais de 11 milhões de empregos ao redor do mundo. Os postos de trabalho no mundo alcançaram seu mais alto nível em 2018, impulsionados pelo crescimento exponencial das instalações fotovoltaicas na geração centralizada e na geração distribuída.

Entenda como funciona o processo de regularização do sistema fotovoltaico

Assim como podemos ver na matéria publicada pelo site da Revista Exame, o carro chefe para esse crescimento é, sem dúvidas, a energia fotovoltaica, que tem crescimento exponencial, principalmente nos dois últimos anos. Ultimamente, fábricas deixaram de se concentrar apenas nos mercados tradicionais, como China, Estados Unidos e União Europeia, e passaram a desenvolver operações na América do Sul e Ásia Oriental, expandindo área de atuação e utilizando a energia solar como alternativa.

Como funciona a energia solar?

O estudo mostra que nações como Malásia, Tailândia e Vietnã foram responsáveis por uma parcela maior do crescimento em empregos renováveis no ano passado, permitindo à Ásia manter uma participação de 60% dos empregos em energia renovável em todo o mundo.

Francesco La Camera, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Renovável, afirmou que “além das metas climáticas, os governos estão priorizando as energias renováveis como um motor do crescimento econômico de baixo carbono, reconhecendo as inúmeras oportunidades de emprego criadas pela transição para as energias renováveis.”

Baixe o e-book inédito sobre energia solar 

La Camera diz que as energias renováveis atendem a todos os principais pilares do desenvolvimento sustentável – ambiental, econômico e social, segundo ele, à medida que a transformação global da energia ganha força, essa dimensão do emprego reforça o aspecto social do desenvolvimento sustentável e fornece mais uma razão para os países se comprometerem com as energias renováveis.


seta-more