Investimentos em sistema fotovoltaico - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Por que a energia solar é um dos melhores investimentos para 2020?

Listamos cinco motivos que farão você se convencer de que a energia solar é o investimento mais atrativo para este ano que se inicia 

O ano começa e, para além das celebrações, uma pergunta fica no ar: que tipo de investimento pode ser atraente em 2020? A resposta é simples e direta: energia solar. Hoje, no mercado, o investimento em geração de energia solar é considerado um dos mais rentáveis por uma série de motivos – e essa atratividade tende a ser ainda mais aprofundada em 2020, ano em que devem ocorrer novos reajustes nas tarifas de energia. 

Como funciona a energia solar? 

Neste ano, também, podem sair do papel algumas mudanças da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na regulamentação de geração distribuída no país – o que pode causar uma modificação no cenário de retorno do investimento. Portanto, mais do que nunca, este é o ano para investir em energia solar e garantir a entrada nas regras atuais de regulamentação.

Faça um orçamento gratuito

Listamos, abaixo, 5 razões para considerar a energia solar um dos melhores investimentos para este ano.

1 – Retorno rápido do investimento

É redundante dizer que a conta de luz no Brasil tem um custo muito alto. E a energia solar é só mais um fator que vem  a demonstrar essa realidade de forma clara. Hoje, o tempo médio de retorno do investimento em um sistema fotovoltaico residencial está em 4,5 anos. Para empresas, o payback chega a pouco mais de 3 anos. 

Agora, pare para refletir: um sistema fotovoltaico projetado e instalado por uma empresa de alta qualidade, como a Elysia, funciona de forma plena por pelo menos 30 anos. Portanto, são ao menos 25 aos “lucrando” com a geração de energia renovável.

A energia solar já atingiu um patamar de investimento com retorno em curto prazo. Poucas – ou quase nenhuma – opções do mercado financeiro conseguem bater a rentabilidade do investimento em energia fotovoltaica.

2 – Previsão de mais aumentos na conta de luz

Para começar: você sabia que o Brasil possui a 4ª maior tarifa de energia do mundo? Este dado, por si só, já é um motivo e tanto para pensar em investir na geração de energia limpa. Mas vamos além. Para 2020, as contas de luz dos consumidores de todo o país poderão ter um aumento médio de 2,42%. A elevação consta de uma consulta pública aberta em outubro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o orçamento para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um dos subsídios pagos pelos consumidores de energia. Isso, diga-se, trata-se de um reajuste na esfera federal. Outros aumentos tarifários deverão vir das concessionárias que atuam no Rio Grande do Sul – CEEE, RGE e RGE-Sul. 

A equação é simples de resolver: quanto maior o valor da conta de luz, mais rápido o retorno do investimento em energia limpa, certo? Uma vez que, ao adquirir um sistema fotovoltaico, o consumidor passa a gerar a própria energia, a conta de luz – dependendo do tamanho do sistema instalado – pode se resumir ao pagamento da taxa mínima.   

3 – Redução do custo e mais opções de financiamento

Outra boa notícia para você que está pensando em investir em energia solar. Os equipamentos utilizados para instalação do sistema tiveram uma redução média de quase 50% no Brasil, isso desde a regulamentação da geração distribuída, que ocorreu em 2012. Trata-se, portanto, de um momento ideal para adquirir um sistema fotovoltaico, uma vez que a projeção do mercado é que de, a partir de agora, os preços se estabilizem. 

Quer mais uma boa notícia? A oferta de linhas de financiamento no mercado financeiro aumentou de forma significativa os últimos anos. Ficou mais fácil realizar o sonho da geração de energia limpa. São diversas opções de financiamento, que se encaixam em todas as condições. Consulte um técnico da Elysia e conheça a opção que mais se encaixa no seu orçamento.

4 – Valorização do imóvel

Por incrível que pareça, há mais uma grande vantagem ao investir em energia solar. Um imóvel com energia solar recebe uma valorização robusta no mercado. Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria imobiliária Zillow, em alguns estados dos EUA, instalar painéis solares em uma casa não apenas ajuda a reduzir a despesa com energia elétrica. O sistema fotovoltaico, de acordo com o levantamento, pode aumentar o valor da casa em até 4,1% a mais do que casas sem painéis solares – ou US$ 9.274 adicionais para a casa com valor médio nos EUA.

5 – Cuidado com o meio ambiente

Todos nós sabemos que o sol é uma fonte de energia renovável – inclusive, é a maior fonte renovável disponível a nós, humanos. A energia que o sol irradia em um segundo é muito maior do que a quantidade consumida pela humanidade desde o seu aparecimento na face da Terra, até os dias de hoje.

A transformação da luz do sol em energia, que acontece no interior das células fotovoltaicas de uma placa solar, é feita de forma 100% limpa, sem emissão de qualquer poluente ou outra impacto ambiental.

Em um mundo cada vez mais preocupado em diminuir as emissões de CO2 na atmosfera, a geração de energia limpa se encaixa perfeitamente neste cenário. Hoje, mais do que nunca, os consumidores demandam soluções sustentáveis e produtos ecologicamente corretos das empresas. Investir em energia solar é preservar os recursos naturais do planeta e pensar no futuro das próximas gerações.  



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar na agricultura - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Sua empresa está preparada para consumidores conscientes?

Continue lendo
Investimentos em sistema fotovoltaico - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Por que a energia solar é um dos melhores investimentos para 2020?

Continue lendo

,

Energia solar comercial: descubra as vantagens e conheça, na prática, seis projetos da Elysia

Continue lendo

, ,

Há um ano em funcionamento, sistema de energia solar residencial já resultou em economia de R$ 25 mil

Continue lendo