Energia solar em fábrica - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

As 4 vantagens do uso de energia solar em fábrica

São diversos benefício do uso de energia solar em fábrica – a Elysia detalha para você as vantagens que vão desde o impacto econômico até o aumento da reputação da empresa

Reduzir em até 95% o gasto com energia elétrica. É provável que este seja o desejo de dez em cada dez empresários que investem no setor industrial. Historicamente, a despesa com energia elétrica é uma das mais onerosas ao caixa das empresas. Isso ocorre por uma série de fatores, que vão desde a forte concentração da matriz energética brasileira em hidrelétricas até a alta carga tributária que incide sobre  conta de luz

Como funciona a energia solar?

Em 2012, porém, os empresários brasileiros receberam uma alternativa sustentável para diminuir esse gasto. Com a publicação da portaria 482, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regularizou o uso de sistemas de geração distribuída, o que inclui a utilização de fontes sustentáveis para geração de energia, como a solar. Portanto, hoje, no Brasil, é possível gerar a própria energia de forma limpa com plena segurança jurídica.

Faça um orçamento gratuito

As vantagens de gerar de energia solar, no entanto, ultrapassam a barreira da economia. Uma empresa que produz sua própria energia está levantando a bandeira da sustentabilidade. Isso a torna uma referência ambiental no mercado. A ação de respeito ao meio ambiente aumenta a competitividade da empresa, além de ser um grande diferencial dentro de um mercado cada vez mais disputado.

Baixe o e-book inédito sobre energia solar  

Conheça, em detalhes, quatro vantagens de ter energia solar em fábrica:

1 – Sustentabilidade: diminui o uso de recursos naturais

Ao ter a iluminação solar como fonte de energia, a indústria passam a dar um exemplo de conduta sustentável. Atualmente, a adoção de práticas sustentáveis é um diferencial decisivo no mercado. Esse aspecto se torna mais importante no setor industrial, historicamente marcado no imaginário das pessoas como um dos ramos mais poluentes. O sol é uma fonte não poluente e inesgotável de energia, portanto, a empresa diminui sua pegada ecológica e passa a se tornar uma referência sustentável.

Valorização imobiliária pode chegar aos 10%  

É importante ressaltar que os equipamentos que dão vida ao sistema fotovoltaico são fabricados a partir de procedimentos industriais extremamente controlados e que não prejudicam o meio ambiente.

2 – Economia que pode chegar a 95% na conta de energia

Antes de tudo: a energia solar em fábrica pode ser adotada por empresas de qualquer porte e setor. Independentemente do nicho de atuação, essa alternativa é capaz de proporcionar uma boa economia nos custos fixos do seu negócio. Já no primeiro mês após a instalação, a redução da conta de luz pode chegar a 95%. No curto, médio e longo prazo, a empresa aumenta sua competitividade e pode direcionar os recursos economizados para investimentos em outras áreas de produção.

Entenda como funciona o processo de regularização do sistema fotovoltaico

Quanto maior o gasto com energia, mais rápido será o retorno do investimento. O payback, inclusive, tende a ser cada vez mais veloz por conta dos frequentes aumentos na produção de energia elétrica.

3 – Vida útil longa e baixo custo com manutenção

Outra vantagem interessante é que os sistemas de energia solar apresentam longa vida útil. A durabilidade é de pelo menos 25 anos. Para que o sistema tenha longevidade, no entanto, é importante escolher painéis solares de qualidade e contar com os serviços de instalação de empresas especializadas no ramo, como a Elysia. Além disso, é fundamental adotar métodos de manutenção dos painéis solares, algo que tem um custo baixo para ser feito. A limpeza dos equipamentos deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano. A própria empresa que instalou o sistema pode realizar este serviço.

4 – Instalação rápida e simples

A instalação do sistema fotovoltaico pode ser realizada de forma simples, levando, em média, apenas três dias para serem instalados. Antes de instalar, no entanto, é importante que uma equipe técnica visite o local e analise as peculiaridades da área. Para que o sistema fotovoltaico funcione de maneira perfeita, é fundamental desenvolver um projeto de engenharia de alto nível. A Elysia, por exemplo, conta com profissionais que são referência no mercado. Todos os projetos da empresa são focados na maximização do desempenho do sistema.

Após a idealização do projeto, a instalação ocorre de forma organizada, simples e sem interferência nas atividades dos funcionários da empresa. Ou seja, é possível realizá-la em qualquer horário ou dia da semana. Por estarem geralmente nos telhados, esses equipamentos não ocupam os espaços que poderiam ser utilizados em uma fábrica ou indústria.

Energia solar em fábrica: conheça o case Filtralub, de Canoas

Instalação de energia solar na indústria
Instalação de energia solar na indústria

A Filtralub, empresa de Canoas que fabrica óleos e lubrificantes, agora gera a própria energia de forma limpa e renovável. Isso ocorreu após a entrega da solução completa do sistema de energia solar fotovoltaica pela Elysia, que projetou a colocação de 130 painéis solares no telhado da planta fabril. Os módulos solares serão responsáveis por suprir 100% da demanda de energia da Filtralub.

Saiba mais detalhes sobre o projeto de energia solar em fábrica

Com a geração própria de energia, a empresa vai economizar R$ 55 mil no primeiro ano de funcionamento do sistema fotovoltaico. Trata-se de uma revolução econômica para a empresa do setor industrial, que a coloca em outro patamar de produção sustentável. Basta ver o impacto ecológico: também no primeiro ano de funcionamento do sistema, deixarão de ser emitidos 32.580 kg de CO2 na atmosfera.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

,

Energia solar comercial: descubra as vantagens e conheça, na prática, seis projetos da Elysia

Continue lendo

, ,

Há um ano em funcionamento, sistema de energia solar residencial já resultou em economia de R$ 25 mil

Continue lendo
Energia solar valoriza o imóvel - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

A energia solar valoriza o imóvel? A resposta é sim – e cada vez mais

Continue lendo
Valorização do imóvel com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico RS

, , , ,

Valorização do imóvel com energia solar: compradores pagam 15 mil dólares a mais por imóvel sustentável

Continue lendo