Empresa de Porto Alegre atinge independência energética ao investir em energia solar

Centerlux, no bairro Navegantes, passa a gerar energia de fonte limpa – salto competitivo coloca empresa como exemplo de sustentabilidade

Em Porto Alegre, mais uma empresa inaugurou recentemente seu sistema de energia solar – e deu um exemplo de atitude sustentável. Tradicional empresa de tecidos e componentes para cortinas, a Centerlux decidiu investir na geração de energia limpa e renovável ao receber a solução completa de energia solar da Elysia. Com a entrada em funcionamento do sistema fotovoltaico, a empresa do bairro Navegantes já está produzindo de forma independente 100% da energia consumida. Tudo a partir de um fonte natural: a luminosidade do sol.

De acordo com João Burille, fundador e diretor-presidente da Centerlux, a ideia de investir na geração de energia solar já vinha sendo amadurecida internamente há algum tempo. O conjunto de benefícios de uma produção de energia limpa foram decisivos para a tomada de decisão. 

“Com um a geração de energia limpa, estamos, de alguma forma, contribuindo para a saúde do sistema elétrico brasileiro, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. Mas, com isso, também teremos uma redução de custos importante”, avalia Burille. 

Conheça mais sobre a Centerlux

Energia limpa atende a 100% da demanda

Com projeto da equipe de engenheiros da Elysia, a Centerlux recebeu a instalação de 54 painéis solares, distribuídos em uma área de 108m² no telhado da sede da empresa. A sede da companhia fica na avenida Sertório, ao lado da alça de acesso dos motorista que vem da BR-290. O módulos estão interligados ao inversor solar da WEG, formando uma conjunção que dá vida à geração de energia limpa. 

O sistema fotovoltaico da Centerlux tem capacidade de geração média mensal de 2.382 kWh. A quantidade de energia elétrica produzida abastece a toda demanda da empresa, que trabalha com equipamentos de alto consumo energético. A Centerlux, portanto, é uma das poucas empresas a atingir a independência energética e a gerar a própria energia sem agredir os recurso naturais do planeta.

No campo financeiro, as vantagens também aparecem de forma imediata. Após o início da produção energética limpa, a redução média no gasto com energia elétrica é de cerca de 95%, de acordo com a equipe técnica da Elysia. Com esse patamar de economia, a Centerlux deve ter uma queda de aproximadamente R$ 25.700,00 no gasto com consumo de eletricidade – isso apenas no primeiro ano de funcionamento do sistema.

Redução significativa na emissão de CO2

Ao levantar a bandeira da sustentabilidade, a empresa gaúcha se diferencia no mercado com uma produção sustentável. Além do ganho em competitividade, a Centerlux se adequa a um sistema produtivo verde, algo cada vez mais exigido pelos próprios consumidores. A empresa, inclusive, já contribui de forma sustentável ao fazer a reciclagem e compra de embalagens usadas. 

Para se ter uma ideia do impacto ambiental do investimento da Centerlux em energia limpa, a previsão é de uma redução de 15.1250 kg de CO2 na atmosfera somente no primeiro ano de uso do sistema fotovoltaico.

Fundada em 1992, na cidade de Porto Alegre/RS, a Centerlux é um centro de distribuição de tecidos e componentes para cortinas, persianas e toldos. Trabalhamos com a comercialização de produtos importados e nacionais, atuando como facilitadora na importação direta: cliente – fabricante. Uma empresa 100% brasileira, mas que representa marcas líderes mundiais em tecnologia, qualidade e inovação. Faz parte ainda da Centerlux, a empresa Lavisi, especializada em toldos sob medida.

Solução completa é com a Elysia

Como de praxe – e este é um dos diferenciais da Elysia -, a empresa se responsabilizou por todas as etapas de constituição do sistema. Isso inclui o projeto de engenharia, a instalação, a homologação junto à concessionária e o monitoramento do sistema, serviço que segue até o fim da vida útil dos equipamentos.

Com mais de 300 instalações finalizadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Elysia é uma das principais empresas de energia solar do Brasil. Composta por uma equipe técnica altamente qualificada, a empresa tem como marca registrada o alto padrão na construção de projetos e eficiência na instalação dos sistemas fotovoltaicos. A equipe de técnicos da Elysia possui todos os certificados regulamentares exigidos pelas normativas federais. Isso torna a instalação segura e com garantia de qualidade. Já são mais de 9 mil horas de instalação e mais de R$ 2 milhões economizados em conta de luz.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

,

Casa de Viamão recebe solução completa de energia solar

Continue lendo

, ,

Em números, conheça a transformação de uma residência de Gravataí ao gerar energia solar

Continue lendo

, ,

Empresa de Porto Alegre atinge independência energética ao investir em energia solar

Continue lendo
Projeto fotovoltaico em Porto Alegre - Elysia energia solar RS

, ,

Projeto fotovoltaico em Porto Alegre: 10 transformações em uma casa com energia solar

Continue lendo