Painel solar: qual é a durabilidade desse equipamento fotovoltaico?

Painel solar Elysia Rio Grande do Sul Porto Alegre

Há desenvolvedores que estimam uma vida útil de mais de 40 anos para um painel solar, mas pode ser até mais do que isso

O painel solar é um produto de alta qualidade, portanto, desenvolvido para durar por muitos anos. Exposto à intempéries variadas, como sol, chuva, granizo ou neve, o painel solar fotovoltaico é marcado pela robustez e resistência a ciclos adversos da temperatura.

Grande parte das empresas que produzem o painel solar diz que, em média, o módulo fotovoltaico (sinônimo usado para painel solar) dura entre 20 e 25 anos. No geral, essa é a garantia dada pelas fabricantes. Há indícios técnicos de desgaste das células durante este período.

Mas podemos dizer que é uma previsão pessimista. Visto que pesquisas internacionais (uma das mais recentes é da National Renewable Energy Laboratory) e situações recentes indicam uma vida útil que ultrapassa os 40 anos – podendo chegar a 50, em alguns casos, caso não tenha nenhum problema de fabricação.

Veja os projetos de energia solar realizados pela Elysia

O que pode ocorrer com o painel solar após os 25 anos é uma possível diminuição da eficiência do produto. É isso que faz com que as fabricantes anunciem essa quantidade menor de tempo. Existe a possibilidade de que, após esse período, o painel solar produza 20% menos energia do que no seu início.

Pesquisas indicam que o painel fotovoltaico pode ter uma degradação natural, o que pode comprometer, em média, 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia dos módulos utilizados pela Elysia é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.

Resistência do painel solar

Os painéis fotovoltaicos foram produzidos de maneira que um pessoa possa subir na sua estrutura sem danificá-la. Claro que isso, no entanto, não é recomendado. Dependendo da carga exercida sobre sua célula, que capta a luminosidade solar, a camada pode ser trincada sem você perceber. Isso irá causar perda de eficiência do seu sistema.

Os módulos utilizados pela Elysia vêm protegidos por vidro temperado. Em condições específicas de teste, o painel solar pode suportar chuva de granizo nas mais diversas formas possíveis. O dano aos painéis solares por chuva de granizo é extremamente raro.

Os painéis solares não costumam ter impactos diretos durante a chuva de granizo. Isso ocorre devido aos ângulos inclinados dos telhados padrão onde eles são instalados. Desta forma, reduz-se ainda mais a possibilidade de danos por granizo.

Saiba como funciona um sistema de energia solar fotovoltaico

seta-more