10 práticas para diminuir o custo com energia elétrica em casa

Custo com energia elétrica - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Ações sustentáveis – algumas delas simples de serem adotadas – incluem a geração própria de energia e a melhora do isolamento térmico da residência – veja como reduzir o custo com energia elétrica

Preocupadas em garantir que estejam desempenhando seu papel na criação de um planeta sustentável para as gerações futuras, muitas pessoas estão adotando ações para reduzir seus custos de energia sem prejudicar o meio ambiente. É um ganha-ganha clássico: você gasta menos e contribui para o bem global.

Como funciona a energia solar? 

A Elysia separou 10 dicas para economizar energia, recursos ambientais e dinheiro.

Instalar painéis solares no telhado

Gerar sua própria energia é uma meta importante a ser perseguida. Um sistema fotovoltaico permite que você faça isso, tendo um impacto positivo no meio ambiente. Com a aquisição da solução completa de energia solar, serviço no qual a Elysia é referência, sua geração energética tem origem na luminosidade do sul – uma fonte limpa, renovável e infinita.

Faça um orçamento gratuito

A contribuição ambiental é direta e objetiva, mas também há o benefício financeiro ao optar pela energia fotovoltaica. Um sistema fotovoltaico pode fazer com que economize até 95% na conta de luz, além de proteger o consumidor dos eventuais (e constantes) aumentos na tarifa energética. Afinal, vivemos no país com uma das maiores cargas tributárias incidentes sobre a conta de luz.

Melhore o isolamento térmico da sua casa

Os custos de aquecimento e refrigeração normalmente representam uma proporção significativa do consumo de eletricidade da sua casa. Ao melhorar a qualidade do isolamento, você pode reduzir substancialmente a energia necessária para manter as temperaturas internas nos níveis desejados. Um bom isolamento é um investimento que vale a pena – pode durar décadas.

Aderir à tecnologia da internet das coisas

A tecnologia da informação (TI) sempre desempenhou um papel importante no gerenciamento da geração, distribuição e consumo de eletricidade. Novas tendências no mundo da TI, como a internet das coisas, estão a tornando mais influente na vida cotidiana do que nunca. Trata-se de uma nova maneira de lidar com os aparelhos eletrônicos de um lar, que envolve o uso inteligente e suficiente para certas ocasiões.

Um exemplo: hoje, já é possível controlar de maneira inteligente (e automática) a intensidade da iluminação de uma residência de acordo com a necessidade dos moradores. Aproveite, portanto, a conveniência dos aparelhos inteligentes – que estão cada vez mais acessíveis – para garantir que você esteja gastando apenas a eletricidade necessária.

Evite a iluminação excessiva e use a luz natural

Livre-se das luzes supérfluas nos seus espaços. A iluminação excessiva não só inflaciona sua conta de luz, mas também pode causar muito brilho, cansaço visual e dores de cabeça. Ao eliminar a iluminação artificial excessiva, combine isso com o aproveitamento da luz natural. Se sua casa possui uma boa iluminação natural, mantenha as cortinas e persianas abertas.

Instale lâmpadas econômicas

Se você puder substituir todas as suas lâmpadas incandescentes por uma iluminação mais eficiente em termos de energia, isso pode ajudar o meio ambiente e, no longo prazo, uma economia financeira. Fontes alternativas de energia para iluminação doméstica com eficiência energética incluem lâmpadas LED, lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas eco-incandescentes. Destas, as lâmpadas LED são as mais caras, mas duram mais e consomem menos energia.

Limpe os aparelhos para diminuir o custo com energia elétrica

Se o seu aquecedor, geladeira, computador e outros eletrodomésticos ficarem cobertos de poeira, sujeira, graxa e sedimentos, seus mecanismos de aquecimento e resfriamento precisarão trabalhar muito mais para mantê-los na faixa de temperatura correta. Limpe cuidadosamente seus aparelhos com regularidade.

Desligue os aparelhos

Deixar seus aparelhos em espera é um desperdício desnecessário de eletricidade. Crie o hábito de desligar qualquer coisa que você não esteja usando naquele momento. Pode parecer um pouco trabalhoso, mas quando você soma as economias por um ano inteiro, vale mais a pena.

Instalar iluminação com detecção de ocupação

Considere utilizar sensores de movimento em seus banheiros, cozinha, escritório, garagem e outros espaços em sua casa que não são ocupados continuamente. Dessa forma, as luzes só serão ligadas quando for detectado movimento na sala.

Evite o uso do secador de roupas

Se você possui um secador de roupas, é provável que ele seja um dos maiores consumidores de eletricidade em sua casa. Você pode reduzir substancialmente seus custos de energia usando um cabideiro, instalando um varal externo, varais de paredes ou até mesmo um varal portátil. É verdade, suas roupas podem levar mais tempo para secar, mas você economizou a despesa que acompanha o secador regularmente.

Pratos secos ao ar

Em vez de executar o ciclo de secagem da sua máquina de lavar louça, defina-o apenas para limpar. Abra a porta assim que estiver pronto. As prateleiras de arame da máquina de lavar louça podem dobrar como prateleiras de secagem.

seta-more