Como é possível acompanhar em tempo real o desempenho da energia solar?

Depois que você teve instalado o seu sistema de energia fotovoltaica, chega um momento importante no processo de geração da energia limpa: acompanhar o desempenho da energia solar. Mesmo que a instalação tenha sido realizada de forma irretocável, é possível identificar percalços no desempenho do sistema.

Para que isso não ocorra sem você perceber, é fundamental que você tenha baixado (no seu celular ou computador) o aplicativo que vai lhe fornecer todas essas informações. A empresa que prestou o serviço de instalação é responsável por mostrar como fazer esse acompanhamento. E é super simples, fique tranquilo.

Como funciona um sistema de energia solar

Por meio deste aplicativo, que é fornecido pela fabricante do inversor solar (independentemente da marca), o consumidor tem aceso a informações completas sobre o seu sistema fotovoltaico. Quantidade gerada ao vivo (anual, mensal ou semanal), economia produzida com a energia limpa, quantidade de CO2 deixado de emitir, entre outras informações relevantes para saber se tudo está correndo bem.

Saiba quanto custa um sistema fotovoltaico no seu imóvel

“Todo o usuário deve pedir o aplicativo para a empresa que realizou os erviço. É fundamental para que o consumidor saiba como está o desempenho da energia solar. E a própria empresa, claro, deve acompanhar diariamente como está a produção do seu usuário, para verificar se tudo está dentro do padrão de qualidade”, aconselha Luccas Priotto, sócio-diretor e engenheiro de produção da Elysia.

Empresa acompanha de perto o desempenho da energia solar

A Elysia, empresa de Porto Alegre focada em projetos e instalação de energia solar, monitora todos os sistemas instalados. Diariamente, a equipe técnica analisa a performance de cada usuário. Eventos naturais, como a queda de um galho de árvore ou acúmulo de sujeira, podem reduzir a eficiência dos painéis.solares. Sempre que ocorrer algum problema, a empresa entrará em contato com o consumidor para verificar o que pode estar ocorrendo.

seta-more