Os 3 passos para comprar um sistema de energia solar

Elysia sistema de energia solar Rio Grande do Sul

Antes de realizar o investimento no seu sistema de energia solar, é importante seguir algumas etapas com tranquilidade para que a compra não se torne uma dor de cabeça

Você é daqueles que sempre toma um susto no momento de pegar a conta de luz do mês? Fique tranquilo, você não é o único. Os frequentes aumentos na conta de energia elétrica no Brasil vêm tornando o pagamento desta despesa um tormento cada vez maior. Essa realidade se encaixa no cotidiano de lares, estabelecimentos comerciais e industriais e, até mesmo, de propriedades rurais.

Como funciona a energia solar? 

Mas há uma boa notícia: esse problema tem solução. A geração de energia solar, que vem crescendo de forma significativa no país, pode reduzir em até 95% o gasto com a conta de luz. A instalação de um sistema de energia solar faz com que o imóvel produza sua própria energia. E tudo ocorre em sintonia com o meio ambiente, já que se trata de uma energia de fonte limpa e renovável.

Faça um orçamento gratuito

Referência no mercado de soluções completas de sistemas de energia solar, a Elysia mostra os três passos que você precisa dar antes de se tornar um gerador de energia solar. São etapas simples de serem executadas, mas é preciso estar bem informado antes de contratar o serviço de uma empresa. 

Passo 1 – Encontre uma empresa que entregue solução solar completa: projeto, instalação e homologação 

O primeiro passo é encontrar uma empresa que entregue a solução completa. Ou seja: projeto, instalação e homologação do sistema de energia solar. É fundamental, também, que você contrate uma empresa com experiência em instalações de painéis solares. Por isso, antes de fechar negócio, não deixe de conversar com seus vizinhos, amigos ou familiares que já possuem energia solar. Eles poderão falar com propriedade sobre as competências da empresa que você pretende fechar negócio. Obter referências é essencial para fazer a escolha certa.

Baixe o e-book inédito sobre energia solar

Não espere por soluções mágicas. Portanto, não espere um orçamento com valores exatos antes de um técnico analisar seu imóvel. Cada local tem um layout diferente, uma inclinação de telhado e orientação solar, além de árvores e outras obstruções perto do telhado. Essas variações tornam cada instalação solar única. Uma empresa comprometida enviará um representante para avaliar sua casa pessoalmente.

Valorização imobiliária pode chegar aos 10%

Após essa etapa, será elaborado um projeto personalizado. Uma vez aprovado este projeto pelo cliente, ocorre a instalação no imóvel. Em paralelo à instalação, a empresa já inicia a tramitação da homologação do sistema – uma etapa burocrática e que a empresa contratada se responsabiliza pelo processo.

Passo 2 – Planejar o financiamento do sistema de energia solar

O passo seguinte é planejar a forma de financiamento do sistema de energia solar. Muitas pessoas pensam que o sistema só pode ser pago à vista. Neste modelo de pagamento, é claro, o payback (retorno do investimento) ocorre mais rápido. Mas ele não é o único formato de pagamento.

Entenda como funciona o processo de regularização do sistema fotovoltaico

Existem diversas opções de financiamento disponíveis no mercado e que podem ajudá-lo a se tornar um gerador de energia solar. Na Elysia, a equipe de consultores participa e colabora no processo de procura pelo financiamento ideal para a sua realidade orçamentária. 

Passo 3 – Instalação do seu sistema de energia solar

Por fim, chega o momento mais aguardado. Após a elaboração de um projeto que priorize a maximização do seu sistema de energia solar, é hora de a equipe de instaladores trabalhar e, de forma eficiente, finalizar o seu sistema. É importante ressaltar que os instaladores da empresa devem possuir todos os certificados regulamentadores. São eles: NR 6, NR 10, NR 18 e NR 35.  A instalação de painéis solares domésticos no seu telhado normalmente leva de um a dois dias úteis.

O último passo é uma inspeção pela concessionária local. Depois que a permissão para operar for concedida, você está pronto para economizar dinheiro em sua conta de energia elétrica. Importante lembrar que a empresa contratada também pode – e este é o caso da Elysia –  comprometer-se com o andamento da regularização do sistema de energia solar.

seta-more