Blog

CEEE anuncia mais um aumento na conta de luz no Rio Grande do Sul

Aumento na conta de luz - Elysia energia solar Rio Grande do Sul Porto Alegre

Boa parte dos consumidores de energia terão aumento na conta de luz no Rio Grande do Sul. Isso vai ocorrer a partir do dia 22 de novembro, após a CEEE-D, braço de distribuição da estatal gaúcha de energia no Rio Grande do Sul, anunciar um reajuste de 8,3% na conta de luz.

Saiba como funciona a energia solar – faça um orçamento gratuito

O reajuste foi aprovado na última terça-feira (13) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). E vai afetar 1,4 milhão de clientes (que corresponde a ligações) residenciais na área de cobertura. Ao todo, a área soma 72 cidades entre a Capital, Região Metropolitana e Litoral Norte e Sul.

Apesar de o índice ter ficado abaixo do último aumento – que foi de quase 30% -, o valor é bem superior à inflação oficial. O percentual de atualização da conta de luz ficou 82% acima do IPCA de 12 meses. O índice médio de reajuste é de 7,32%. A CEEE-D abastece 1,716 milhão de unidades consumidoras.

O setor de baixa tensão tem alta de 8,32% e envolve parte de residências, comércio, área rural e iluminação pública. O setor industrial que está em rede de alta tensão terá aumento de 5,24%, segundo a aprovação da Aneel. A agência explicou, por nota, que o índice segue a variação de custos associados à prestação do serviço.

Os motivos para o aumento na conta de luz no Rio Grande do Sul

Na CEEE-D, dois componentes impactaram com mais força o reajuste. O primeiro foi o aumento dos custos de aquisição de energia motivado pela alta do dólar, que influencia o valor da energia de Itaipu, e reajuste das tarifas da energia das usinas cotistas. O segundo foram os encargos setoriais, que pesaram 3%.

Reajustes médios por tipo de consumidor.

Consumidores residenciais: 8,30%
Baixa tensão: 8,32%
Alta tensão para indústrias: 5,24%
Média geral para todos os consumidores: 7,35%.

Investir em energia solar: livre dos aumentos e economia de 95% na conta de luz

Uma forma de escapar e não se preocupar mais com reajustes é investir em energia solar – uma alternativa desponta como uma das opções mais viáveis disponível no mercado energético. A energia fotovoltaica, que utiliza a luminosidade natural do sol, é a tecnologia que mais cresce no Brasil nos últimos anos. Após liberação da Aneel, em 2012, qualquer residência ou empresa pode gerar sua própria energia com um sistema instalado no seu imóvel.

Com a instalação do sistema fotovoltaico, o usuário passa a pagar a taxa mínima na conta de luz. Isso porque toda a sua geração de energia virá dos painéis solares instalados na sua casa. O consumidor atinge a independência energética, vira uma referência sustentável e ainda tem o seu imóvel valorizado.

Conheça alguns projetos já realizados pela Elysia 

A Elysia Energia solar é uma empresa especializada em projetos e instalação de sistema fotovoltaicos. Com uma equipe técnica capacitada, a empresa cuida de todo processo de instalação, desde a regularização junto à concessionária até o início da sua geração – e, claro, depois irá acompanhar de perto o desempenho do seu sistema.

Entre em contato conosco e entenda mais sobre esta tecnologia sustentável, que veio para revolucionar a forma de consumir energia.

seta-more