Por que minha conta de luz é tão alta? Conheça 8 sinais de que você consome muita energia

Janelas e portas antigas, por exemplo, são os principais contribuintes para o alto consumo de energia e, portanto, o aumento das contas. Você deve garantir que tenha janelas e portas adequadas e isolar adequadamente outros espaços da casa, como o porão e o sótão. 7 - Fiação defeituosa Outra coisa que pode estar causando as elevadas contas de eletricidade é o sistema de fiação do imóvel estar com problemas. Se os fios defeituosos entrarem em contato com objetos condutores ou outros fios, eles podem aquecer e causar consumo de energia. Isso pode fazer com que você pague contas mensais altas sem saber exatamente o que está errado. A fiação defeituosa não é ruim somente para gerar contas de luz altas, mas também perigosa quando tocada. Se houver fios desencapados em sua casa, eles podem causar mais danos do que o imaginado. Portanto, é aconselhável fazer uma revisão elétrica do seu imóvel rotineiramente. 8 - Aparelhos com defeito Se suas contas mensais de energia aumentarem repentinamente, sem nenhuma explicação, é necessário verificar se os aparelhos em sua casa estão em boas condições. Os aparelhos que consomem quantidades significativas de energia podem incluir uma máquina de lavar, secadoras e lava-louças. Portanto, é aconselhável fazer a manutenção adequada de alguns desses aparelhos. Um aparelho com defeito pode facilmente causar choque ou incêndio, o que pode ser ainda mais caro. Se você notar alguma falha em qualquer dispositivo ou suspeitar que está usando muito mais energia do que antes, é prudente chamar um especialista.

Muitas vezes, uma simples mudança de hábito dentro de casa pode ajudar a diminuir o consumo de energia e na redução do valor final da conta de luz

A eletricidade é a energia que impulsiona nossa economia. Seja em nossas casas ou em nossos locais de trabalho, a eletricidade é parte integrante da vida moderna. Mas, é claro, ela tem um preço para ser utilizada. No Brasil, especialmente, a conta de luz é uma das mais caras do mundo. Neste contexto, muitos proprietários de imóveis, uma vez ou outra, se perguntam: por que minha conta de energia elétrica é tão alta?

Aumento da conta de luz: por que ocorre e como funciona?

É natural você começar a se perguntar o que, afinal, causa as bruscas alterações de valor na sua fatura mensal. Muitas vezes, o esforço de tentar descobrir é em vão, já que a resposta pode estar em hábitos que já estão enraizados no cotidiano dos lares e empresas. Mas existem inúmeros fatores que podem fazer com que suas contas de energia disparem.

10 práticas para diminuir custo com energia elétrica

A Elysia separou oito motivos que podem colaborar para o aumento das contas de energia elétrica. Leia e descubra se algum deles se encaixa no seu caso.

1 – Uso de eletrodomésticos com muita demanda de energia

Por mais óbvio que possa parecer, às vezes não percebemos que alguns aparelhos que usamos consomem muita energia. Quando compramos novos aparelhos eletrônicos, não nos dedicamos muito a pesquisar a quantidade de energia que esses aparelhos precisam. Desta forma, acabamos adquirindo bens que alçam o consumo de energia a uma taxa muito alta.

Para lidar com esse problema, é aconselhável que você – toda vez que compre uma nova máquina de lavar, uma geladeira ou uma TV, entre outros produtos eletrônicos – procure os que economizam energia. De preferência, os produtos que se encaixam na escala “A” de consumo de energia. 

Outro cuidado importante é com os aparelhos que consomem energia mesmo desligados, mas conectados à tomada. Você pode resolver isso de um forma simples: criando o hábito de desconectar seus aparelhos da tomada quando não estão sendo utilizados.

2 – Aparelhos e lâmpadas ligados quando não estão em uso

É comum, em algum momento do dia, você esquecer de desligar a TV, mesmo quando não está assistindo, ou deixar as lâmpadas ligadas mesmo durante a claridade do dia. Pode não parecer grande coisa, mas quando isso se torna um hábito, pode aumentar de forma considerável sua conta de energia. Faz uma grande diferença no valor da conta de luz você ter o hábito de desligar aparelhos e lâmpadas que não estão em uso.

Quando você tem vários membros da família morando na mesma casa, essa tarefa se torna mais desafiadora. Não é fácil introduzir o costume de que todos devem desligar e desconectar seus dispositivos, como computadores e carregadores de telefone. Mas motivos para encarar esses desafios não faltam. E um deles é para o bem coletivo: a preservação dos recursos naturais do planeta.

3 – Lâmpadas ineficientes em energia

Se você ainda estiver usando as lâmpadas incandescentes (foto), essa deve ser uma das razões pelas quais sua conta de energia é alta. Atualmente, inúmeras opções lâmpadas modernas estão disponíveis no mercado e são bastante eficientes em termos energéticos. E, embora possam ser um pouco caras, elas consomem muito menos energia. No médio e longo prazo, elas acabam saindo muito mais baratas.

Por exemplo, as lâmpadas LED podem ser uma ótima opção para reduzir o gasto na conta de energia elétrica. Essas lâmpadas consomem até 90% menos energia do que as lâmpadas incandescentes.

4 – Uso de aparelhos antigos

Se você ainda estiver utilizando aparelhos antigos, esse pode ser um motivo pelo qual você recebe contas de eletricidade altas. Aquela velha geladeira, o antigo aparelho de televisão ou até mesmo uma máquina de lavar ultrapassada sugam o dinheiro do seu bolso no final do mês, quando você precisa pagar a conta de luz. Levante a bandeira do desapego e tente investir em aparelhos mais modernos, que consomem menos energia. Vai fazer bem para o seu bolso e para o meio ambiente. 

5 – Sistema de aquecimento e refrigeração em sua casa

O sistema de aquecimento e refrigeração do seu imóvel também pode ser um dos vilões da conta de luz. Esses sistemas consomem quantidades enormes de energia e, portanto, devem ser usados com sabedoria. Por exemplo: será que não há dias de verão em que um simples ventilador de teto resolveria a sensação de calor? Ou, no inverno, uma simples vedação das aberturas não seria suficiente para diminuir a sensação de frio? São ponderações passíveis de reflexão. Além disso, é fundamental desligar os aparelhos térmicos quando não estiverem em uso.

6 – Imóvel com sistema de isolamento inadequado

Às vezes, mesmo usando de forma harmoniosa seus sistemas de refrigeração e aquecimento, você continua pagando contas altas. Isso pode acontecer se sua casa estiver mal isolada. Para garantir que seu sistema não use muita energia tentando resfriar ou aquecer sua casa, faça um isolamento adequado para toda a casa.

Janelas e portas antigas, por exemplo, são os principais contribuintes para o alto consumo de energia e, portanto, o aumento das contas. Você deve garantir que tenha janelas e portas adequadas e isolar adequadamente outros espaços da casa, como o porão e o sótão.

7 – Fiação defeituosa

Outra coisa que pode estar causando as elevadas contas de eletricidade é o sistema de fiação do imóvel estar com problemas. Se os fios defeituosos entrarem em contato com objetos condutores ou outros fios, eles podem aquecer e causar consumo de energia. Isso pode fazer com que você pague contas mensais altas sem saber exatamente o que está errado.

A fiação defeituosa não é ruim somente para gerar contas de luz altas, mas também perigosa quando tocada. Se houver fios desencapados em sua casa, eles podem causar mais danos do que o imaginado. Portanto, é aconselhável fazer uma revisão elétrica do seu imóvel rotineiramente.

8 – Aparelhos com defeito

Se suas contas mensais de energia aumentarem repentinamente, sem nenhuma explicação, é necessário verificar se os aparelhos em sua casa estão em boas condições. Os aparelhos que consomem quantidades significativas de energia podem incluir uma máquina de lavar, secadoras e lava-louças. Portanto, é aconselhável fazer a manutenção adequada de alguns desses aparelhos.

Um aparelho com defeito pode facilmente causar choque ou incêndio, o que pode ser ainda mais caro. Se você notar alguma falha em qualquer dispositivo ou suspeitar que está usando muito mais energia do que antes, é prudente chamar um especialista.

seta-more