6 filmes sobre energia limpa e sustentabilidade para assistir no isolamento

Temos uma dica. Que tal aproveitar o momento de isolamento e quarentena para assistir a filmes e documentários sobre energia renovável? Separamos seis dicas que podem ser sua fonte de conhecimento sobre atitudes sustentáveis e energia limpa.

Catching the Sun (disponível na Netflix)

Talvez o documentário mais disseminado sobre energia solar até hoje, ele mostra as histórias de trabalhadores americanos desempregados em busca de recolocação no mercado de energia solar, em Richmond, na Califórnia. Sua saga é entrelaçada com a de um ativista do Partido do Chá, assim como a de empresários chineses em busca de liderança mundial na direção de um futuro de energia limpa. A cineasta e ativista ambiental, Shalini Kantayya, procura encontrar as respostas para questões sobre como construir uma economia de energia limpa e renovável, a partir do olhar dos trabalhadores envolvidos com essa atividade.

Sol de Norte a Sul (disponível no YouTube)

Este é um webdocumentário produzido pela organização ambientalista Greenpeace, de uma beleza fotográfica marcante. Trata-se de uma viagem “de norte a sul” do país para conhecer as diferentes experiências de brasileiros que já são beneficiados pelo aproveitamento da energia solar. Dividido em quatro seções, o documentário mostra os benefícios sociais da utilização da energia solar, as dificuldades enfrentadas para sua consolidação como fonte de energia, as histórias de brasileiros que apostaram no segmento e, finalmente, um mapa interativo.

#movidospelaenergiasolar (disponível no YouTube)

O documentário pretende alcançar mais de 20 cidades da região sudeste do Brasil, percorrendo cerca de 3.500 km. O veículo utilizado é elétrico e será abastecido, ao longo da jornada, em pontos de geração de energia elétrica a partir da energia solar.

O objetivo do filme é trabalhar com vistas à conscientização para a possibilidade de geração da própria energia de consumo. Ao mesmo tempo, pretende demonstrar como o setor está forte e crescendo em demanda e em oferta.

Energia Solar Fotovoltaica (disponível no YouTube)

Documentário brasileiro, terceiro episódio da série Fontes Renováveis, produzido pela TV USP Piracicaba, que aborda outras fontes energéticas nos demais episódios.

O documentário concentra-se, inicialmente, nas entrevistas com inúmeros especialistas, professores e técnicos. Posteriormente, realiza uma visita ao Projeto Megawatt, da Eletrosul, de Santa Catarina. Este é o maior projeto de geração de energia fotovoltaica em um prédio público na América Latina a partir da energia solar.

Minimalismo (disponível na Netflix)

Minimalismo trata das coisas que realmente importam para termos uma vida com mais propósito. Dois amigos de infância mostram na prática como fizeram a transição de “carreiras de sucesso” para uma vida mais significativa e feliz. O documentário entrevista pessoas que acreditam que bens materiais não trazem felicidade, e aborda a questão: menos é mais? Ao longo do filme, especialistas de diversas áreas, inclusive neuropsicólogos, mostram alguns motivos pelos quais os povos ocidentais, que comprovadamente têm um padrão de vida bem melhor do que o que tinham há décadas, mas continuam a querer mais e mais e perpetuam o fenômeno do consumismo desenfreado.

Faça as Contas (assista neste link)

O filme tem como protagonista o ativista climático Bill McKibben, da 350.org, e aborda a polêmica das reservas de combustíveis fósseis da indústria energética, cuja liberação aumentaria a concentração de gases de efeito estufa a níveis inseguros para a vida no planeta. No material, McKibben relata a luta global em prol da redução da utilização de combustíveis fósseis e poluentes e divulga dados alarmantes sobre o panorama dessas fontes de energia no mundo.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Em tempos de confinamento, que tal reservar um tempinho para o sol?

Continue lendo

,

ONG lança barco movido a energia solar para retirar resíduos plásticos dos rios

Continue lendo

, ,

6 filmes sobre energia limpa e sustentabilidade para assistir no isolamento

Continue lendo
Limpeza mais ecológica

,

Como tornar sua rotina de limpeza mais ecológica?

Continue lendo