Augusto Rech - Elysia Energia Solar

5 perguntas para Augusto Rech, fundador e diretor de engenharia da Elysia Energia Solar

Engenheiro eletricista, Augusto Rech é um dos líderes de uma das maiores empresas de energia fotovoltaica da região sul do Brasil

Engenheiro eletricista formado pela UFRGS, Augusto Rech é fundador e diretor de engenharia da Elysia. Em contato com a energia fotovoltaica desde 2003, Rech é, além de um apaixonado pela tecnologia sustentável, um dos profissionais mais capacitados do Rio Grande do Sul no segmento de energia solar.

Como funciona a energia solar? 

Ao criar a Elysia ao lado de Luccas Priotto, o objetivo já era consistente. “O propósito da Elysia é criar um mundo sustentado pelo sol. Mudar a maneira como mundo é abastecido energeticamente. Por meio de tudo o que fazemos, acreditamos que podemos levar a todo consumidor de energia elétrica o poder de gerar sua própria energia limpa e renovável, isso é o que move a Elysia”, afirma.

Faça um orçamento gratuito

Conheça mais sobre a Elysia neste bate-papo com o responsável técnico da empresa. 

1 – Quais foram os trajetos da sua caminhada profissional até a criação da Elysia Energia Solar? 

Sou graduado como engenheiro eletricista, formado pela UFRGS. Desde a época da universidade, sempre tive o sonho de ter minha própria empresa, mas sabia que não era somente a formação acadêmica e o conhecimento técnico que me possibilitaria a realização desse objetivo. Em 2003, durante minha formação, tive a oportunidade de ter meu primeiro contato com a energia solar no Labsol (Laboratório de Energia Solar da UFRGS). Lá, atuei por 60 dias como bolsista, realizando medições em células fotovoltaicas. A energia solar fotovoltaica sempre me despertou muito interesse, mas aquele ainda não era o momento dela e a semente ficou adormecida.

A partir daí, tracei um plano para buscar conhecimentos que me possibilitassem atingir aquele sonho. Tive experiências em empresas de pequeno/médio porte e em uma multinacional. A primeira me trouxe um aprendizado exponencial e acendeu mais ainda a chama do empreendedor dentro de mim. Numa pequena empresa, ao lado de um líder inspirador e de pessoas unidas por um propósito, ficou claro que aquilo era fundamental para que uma empresa desse certo. Já a segunda, numa multinacional me fez enxergar como uma grande companhia funciona, me proporcionou conhecer o desenvolvimento de produtos, processos, produção, logística, comercial, gestão e principalmente pessoas, pois são elas que tudo fazem acontecer.

Foram dez anos de aprendizado, sempre com o sonho de empreender. Em 2014, tudo se alinhou: a necessidade e a oportunidade se encontraram no momento certo. Aquela semente da energia solar brotou. Nesta caminhada em busca de conhecimento, nos últimos anos como funcionário de uma grande empresa, conheci meu então futuro sócio, o Luccas, parceiro de muitas batalhas e com o quem tudo parecia possível, pois formamos uma excelente dupla dentro e fora do trabalho.

2 – Como surgiu a ideia de criar uma empresa de solução completa em energia solar? E porquê Elysia?

Sempre acompanhei a evolução da energia solar fotovoltaica pelo mundo e me perguntava quando o Brasil regulamentaria a tecnologia e quando poderíamos produzir a própria energia de maneira limpa e renovável, como outros países do mundo. Queria fazer parte disso. Em 2012, foi publicado a Resolução 482, da Aneel, o que possibilitou todo consumidor de energia conectado à rede gerar sua própria energia. Porém, ainda não havia viabilidade econômica. 

Em meados de 2014, havia decidido que este seria meu caminho e comecei a estudar a fundo a tecnologia e o mercado. Já convencido da ideia, conversando com o Luccas, compartilhei da minha convicção e o propósito. Ele me apoiou e disse: eu também quero isso para mim, vamos em frente. Ali nasceu a sociedade. Nos preparamos muito para abrir a Elysia no dia 27 de outubro de 2015.  

3 – Qual é a missão da empresa e quais os planos de crescimento da Elysia?

O propósito da Elysia é criar um mundo sustentado pelo sol. Mudar a maneira como mundo é abastecido energeticamente. Por meio de tudo o que fazemos, acreditamos que podemos levar a todo consumidor de energia elétrica o poder de gerar sua própria energia limpa e renovável, isso é o que move a Elysia. O Brasil vem se apresentando como um expoente na energia solar no cenário mundial e queremos fazer parte desse crescimento. A Elysia já é uma das empresas referência no mercado de energia solar no Rio Grande do Sul e buscamos aumentar nossa fatia do mercado ano após ano.

4 – Quais são os atributos que tornam a Elysia uma empresa diferenciada no mercado de energia solar?

A Elysia é uma empresa focada no cliente. Somos uma empresa com um corpo de engenharia que conta com excelentes profissionais de formações específicas e altamente qualificados na área. São engenheiros de energia, engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas, engenheiros de produção, técnicos em diversas áreas e equipes de instalação altamente experientes.

A cultura da empresa preza por um ambiente leve e sustentável, onde as pessoas estejam motivadas e fazendo o que gostam, que sejam felizes. Assim, serão admiradas por todos pelo que fazem de melhor. Oferecemos uma solução completa, trabalhamos em busca da excelência no atendimento ao cliente, seja no pré-venda, projeto, instalação, pós-venda e suporte técnico.

Trabalhamos com o que há de mais atual no mercado, atuamos na vanguarda da tecnologia. São equipamentos da maior qualidade fornecidos por empresas de extremamente confiáveis, como é o caso da WEG, com quem trabalhamos atualmente. Nosso cliente pode ter certeza que estamos fazendo tudo por ele e que ele receberá o que ele contratou e estaremos sempre ao seu lado.

5 – Como você analisa o momento e o futuro da energia solar no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul?

A energia solar fotovoltaica no Brasil vem crescendo exponencialmente ao longo dos últimos cinco anos. É um mercado de muitas oportunidades de negócios e de geração de empregos. 

Este é um momento em que o Brasil precisa crescer e mercados como o fotovoltaico vem para contribuir e muito com a economia, bem como com o desenvolvimento sustentável.

O Rio Grande do Sul é um estado com uma cultura e capacidade financeira diferente dos demais estados, e é por isso que, essencialmente, estamos liderando ao lado de grandes estados do centro do país. Continuaremos contribuindo nesse sentido, levando energia solar fotovoltaica para mais e mais gaúchos e para outros estados também. 

Aquecimento global é uma realidade, carros elétricos estão aí, economia com previsão de crescimento. Precisamos de energia de sobra para crescermos. Vejo que uma das maiores riquezas de qualquer nação, senão a maior delas, é a energia. Sem ela, nada se desenvolve. Queremos proporcionar a cada um o poder gerar a sua energia de maneira independente.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Augusto Rech - Elysia Energia Solar

, ,

5 perguntas para Augusto Rech, fundador e diretor de engenharia da Elysia Energia Solar

Continue lendo

, , , ,

5 perguntas para Luccas Priotto, fundador e diretor comercial da Elysia Energia Solar

Continue lendo
Intersolar - Elysia energia solar rio grande do sul

, ,

Em busca de novidades, Elysia marca presença em mais uma edição da Intersolar

Continue lendo

, , , , , , , ,

Elysia na TV: economia e sustentabilidade em mais um lar porto-alegrense

Continue lendo