Projetos

Projeto Morro da Cruz (POA)

Energia Solar Moro da Cruz Porto Alegre-RS

Energia solar no Morro da Cruz: trabalho foi executado com mão de obra capacitada na própria comunidade – no local, ONG passa a gerar sua própria energia de forma limpa

O Morro da Cruz, na zona leste de Porto Alegre, virou referência sustentável na capital gaúcha. A Elysia instalou o primeiro sistema de energia solar fotovoltaico da comunidade. Os módulos foram instalados na sede do Projeto Morro da Cruz, da ONG Ciupoa Solar. O local promove cursos e oficinas sobre sustentabilidade – mais focadas em energia solar – para os jovens que moram na região.

O projeto

O Projeto Morro da Cruz agora conta com dois painéis solares que irão gerar, em média, cerca de 60 kWh/mês. O sistema torna o espaço da ONG um produtor da sua própria energia de forma limpa e renovável.

A instalação

O trabalho de instalação foi executado pela empresa, com a mão de obra de dois instaladores capacitados na própria ONG. Ambos foram treinados na oficina realizada pela Elysia, que treinou dezenas de jovens para atuar na área de energia solar, um mercado em franca expansão no país.

O sistema de energia solar no Morro da Cruz é o primeiro da região. Da forma como foi idealizado o projeto, será possível ampliar o número de módulos no telhado da ONG – o que pode ocorrer mais adiante. Com a produção de energia solar, o local terá uma redução significativa na conta de luz.

“Acredito que seja o sonho de qualquer empresa levar essa tecnologia sustentável para comunidades carentes. Eles terão a oportunidade de conhecer desde cedo um sistema que representa o futuro do nosso planeta”, afirma Augusto Rech, sócio da Elysia Energia Solar.

seta-more