Potência solar Brasil - Elysia energia solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

Brasil deve fechar 2018 com 2,4 GW de potência solar instalada

Publicado em de de

A energia solar fotovoltaica no Brasil desponta em um crescimento consistente. O país já ultrapassou a marca de 1,5 GW de capacidade instalada, e deve fechar 2018 com 2,4 GW.. A cada ano, junto a esta fonte renovável e limpa, crescem também os números de novos postos de trabalho, renda e de investimentos.

Como funciona a energia solar? Entenda.

Há um ano, a energia elétrica gerada pela fonte solar era capaz de abastecer 60 mil residências brasileiras. Hoje, porém, este número já é mais de 10 vezes maior; Atualmente, são cerca de 633 mil residências abastecidas pela energia fotovoltaica. O Brasil celebra a marca de 30.039 sistemas de geração distribuída conectados à rede. O número representa economia e sustentabilidade ambiental para 35.667 unidades consumidoras. Isso significa mais de R$ 2,1 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, distribuídos por todas as regiões do país.

Faça um orçamento gratuito.

Esses e outros dados foram apresentados recentemente, durante o Brasil Solar Power – Conferência & Exposição, promovida pelo Grupo UBM|CanalEnergia e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Investimento pesado

Embora tenha regularizado há energia solar há seis anos, o Brasil já entrou no seleto grupo de 30 países com mais de 1 GW de potência instalada. Considerando a potência adicionada apenas no ano de 2017, o Brasil ficou entre os dez países que mais adicionaram projetos da fonte solar fotovoltaica em suas matrizes.

No último ano, já foram gerados mais de 20 mil novos empregos diretor e indiretos. E a expectativa é de que este número se repita até o fim de 2018, sendo que a cada MW de energia solar fotovoltaica instalados, são gerados de 25 a 30 postos de trabalho.

De acordo com a Absolar, a fonte solar fotovoltaica lidera com folga o segmento de microgeração e minigeração distribuída, com mais de 99,4% das instalações do País. Em números de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 77,4% do total.

O crescimento da microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica é impulsionado por dois fatores, especialmente; a redução de 75% no preço da energia solar fotovoltaica nos últimos dez anos e o forte aumento do preço da energia elétrica dos consumidores, que desde 2012 acumula uma alta de 499%, segundo dados do Ministério de Minas e Energia.

Se fossem instalados painéis solares em todos os telhados de residências brasileiras, a geração de energia seria 2,3 vezes maior do que o necessária para abastecer todos os domicílios do Brasil. Enquanto o potencial técnico hidrelétrico nacional é de 170 Gigawatts (GW), o solar fotovoltaico supera 28.500 GW.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energias renováveis

Energias renováveis representarão 37% da geração elétrica global até 2026, afirma AIE

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
ranking global energia solar

Brasil avança para a 6ª posição no ranking global de energia solar

Continue lendo