Parque de energia solar na China - Elysia energia solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

Holanda planeja construção de parque de energia solar em alto-mar

Publicado em de de

Uma fazenda de algas no Mar do Norte, na Europa, será transformada em um parque de energia solar em alto-mar. O projeto irá fornecer energia para a Holanda em cerca de três anos. O país está lutando para conter uso de combustível fóssil e cumprir metas de redução de gases do efeito estufa. A Holanda vem de anos de baixo investimento em fontes de energia renováveis.

Depois de um projeto piloto, um consórcio composto por produtores de energia, cientistas e pesquisadores planeja operar 2.500 metros quadrados de painéis solares flutuantes em 2021. O projeto é da da Oceans of Energy, que investirá 1,2 milhão de euros em financiamento do governo.

Sabe como funciona a energia solar? Conheça.

A Universidade de Utrecht será responsável por examinar a produção de energia no protótipo em alto-mar. A estrutura ficará localizada a cerca de 15 quilômetros da costa da cidade holandesa de Haia. “Além de eliminar o problema de falta de terra, há vários outros benefícios para a construção no mar, semelhante àqueles em energia eólica”, disse o especialista em energia solar Wilfried van Sark, da Universidade de Utrecht, que está envolvido no projeto.

Os painéis serão ancorados entre turbinas eólicas já existentes e conectados aos mesmos cabos, transportando energia para os consumidores finais. O porta-voz da empresa disse que espera que a energia solar em alto-mar seja eventualmente mais barata do que as fontes de energia eólica.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energias renováveis

Energias renováveis representarão 37% da geração elétrica global até 2026, afirma AIE

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
ranking global energia solar

Brasil avança para a 6ª posição no ranking global de energia solar

Continue lendo