Porto Alegre energia solar

Três perguntas sobre energia solar ao prefeito de Porto Alegre

Publicado em de de

Saiba o que pensa e planeja Nelson Marchezan Júnior em relação a energias sustentáveis para Porto Alegre

A Elysia fez três perguntas ao prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, sobre o que ele pensa sobre energia solar e quais são seus projetos ligados à energia limpa para a cidade. Veja o que o chefe do executivo da Capital respondeu.

1 – Você faz uso de alguma fonte de energia limpa/renovável na sua casa?

Não tenho. Todavia, a nova regulamentação de micro e minigeração, com a possibilidade de condomínios geradores de energia, poderá ser um avanço em regiões densamente verticalizada e um estímulo aos condomínios.

2 – Porto Alegre tem sancionado pela prefeitura, há quase dez anos, um Programa de Incentivo ao Uso da Energia Solar em Edificações, mas que ainda não foi regulamentado. Se governo tem a intenção de regulamentá-lo?

Somente em 2014 uma ementa incluiu o sistema fotovoltaico no programa de incentivo ao uso da energia solar, anteriormente limitado ao aproveitamento dessa energia para o aquecimento de água. Com a atualização recente da resolução 482 da Aneel, esse tema ficou mais claro e seguro para a micro e minigeração. Vamos trabalhar para identificar que tipos de incentivos poderão ser feitos.

3 – Qual o seu projeto para a ampliação do uso de energias limpas em Porto Alegre?

O uso de energias limpas ainda é caro no Brasil. Um exemplo disso é que as poucas fábricas de painéis fotovoltaicos no Brasil são na verdade grandes montadoras, pois não há desenvolvimento nacional de componentes dos painéis em escala industrial. Vamos conhecer melhor o gasto de energia dos prédios públicos municipais e avaliar projetos que minimizem os custos, principalmente com viés sustentável. Além disso, vamos avaliar possíveis incentivos para os consumidores privados aderirem às energias limpas.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
ranking global energia solar

Brasil avança para a 6ª posição no ranking global de energia solar

Continue lendo
crescimento da energia solar

, ,

Energia solar lidera crescimento recorde de renováveis em 2023, destaca estudo da IRENA

Continue lendo