Blog

Por que o investimento em energia solar para pequenas empresas é um grande negócio

Energia solar para pequenas empresas - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Investimento com retorno rápido, a energia solar para pequenas empresas traz resultados práticos que surpreendem os empreendedores. Além da economia no gasto com energia, que pode reduzir a tarifa de luz à taxa mínima, o benefício sustentável chama a atenção. Em uma época em que a exigência do uso consciente dos recursos naturais recai as empresa, seja qual for o seu porte, associar a marca a uma atitude sustentável pode trazer diversos benefícios. A energia solar para pequenas empresas, portanto, é uma tendência e uma oportunidade imperdível de investimento.

Como um empresário pense: a energia solar tem uma redução de custo na aquisição, traz maior controle dos gastos com energia e um retorno rápido do investimento. Essas são apenas algumas da vantagens mencionadas pela Elysia. Abaixo, veja mais alguns benefícios da energia solar para pequenas empresas.

Conheça como funciona a energia solar.

Aquisição cada vez mais em conta

O aumento da demanda por fontes de energia alternativas, especialmente a energia solar, vem fazendo com que os custos de aquisição dos componentes do sistema fotovoltaico diminuam.  Em razão do tamanho e da eficiência, a energia solar para pequenas empresas é a tecnologia mais atraente.

Por a energia solar se tratar de um investimento de longo prazo, há diversas linhas de financiamento atraentes disponíveis no mercado. Muitas delas, inclusive, com condições especiais.

Menos impostos, mais retorno

A energia elétrica no Brasil é considerada uma das mais caras do mundo. No Rio Grande do Sul, neste ano, todas as concessionárias de energia anunciaram reajustem acima dos 20%. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os tributos inseridos na energia elétrica podem chegam a 56%.

Além do consumidor, as pequenas empresas são uma das mais atingidas pelas altas tarifas. Isso porque, para seu pleno funcionamento, a energia é indispensável. A energia solar, no entanto, é uma solução para esse alto custo fixo. Afinal, ao possuir sua própria fonte energética, esses custos ficam reduzidos nas contas de final de mês.

Faça um orçamento gratuito.

Fluxo de caixa estável

Energia solar para pequenas empresas resulta em proteção e estabilidade: dois fatores essenciais para o sucesso do negócio. Com um sistema fotovoltaico, a empresa ganha proteção contra as variações das tarifas energéticas. Por conta de os reajustes dependerem de uma série de fatores que se pode controlar, ao aumentos influenciam no gasto com energia elétrica de um mês para o outro.

Com um sistema de geração de energia própria, torna-se possível ter um fluxo de caixa estável nas empresas, uma vez que é possível prever qual será o gasto mensal com energia elétrica. Se o sistema for capaz de absorver todo o consumo da unidade, melhor ainda. A empresa, neste caso, pagará apenas pelas taxas fixas da concessionária, como a tarifa de iluminação pública.

Selos e certificações de Sustentabilidade

A sustentabilidade, há um bom tempo, é um dos principais fatores de preocupação de grande parte da população. Por este motivo, diversos selos estão sendo utilizados para indicar se uma empresa é ecologicamente sustentável ou não. Além de diversas e certificações específicas para o mercado de energia solar no Brasil.

Um dos exemplos é o Selo Solar, certificação dada a empresas que consomem o valor mínimo anual de eletricidade solar. Há, também, o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), conferido para edificações que são planejadas, construídas e operadas como edifícios verdes.

Estes selos de sustentabilidade são muito bem vistos pelos consumidores. A utilização da energia solar para pequenas empresas, pode garantir que estes selos possam ser atribuídos, gerando maior credibilidade frente ao mercado e reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Menores custos de manutenção

Após a instalação, que deve ser feita por uma equipe especializada, devem ser realizadas manutenções periódicas para preservar o bom funcionamento e a durabilidade do sistema. Entre os custos envolvidos na implementação de energia solar para pequenas empresas, este é um dos menores deles.

A manutenção é um processo simples e barato, podendo até mesmo ser realizado por um colaborador. Basta, a cada seis meses, limpar os painéis com água e uma esponja limpa. Veja mais detalhes sobre o processo de manutenção.

seta-more