Notícias sobre energia solar fotovoltaica - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

As cinco notícias da semana sobre energia solar

Publicado em de de

A ELYSIA SELECIONA AS CINCO PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PUBLICADAS. VEJA O QUE PESCAMOS PARA VOCÊ NA ÚLTIMA SEMANA

Estudante cria bicicleta elétrica movida a energia solar

Uma bicicleta elétrica tem chamado a atenção dos moradores de Ipaussu (SP). Isso porque acopladas a bike vão várias placas de energia solar. “É uma bicicleta legal. Eu nunca tinha visto aqui no Brasil e quando eu vi ele dando umas voltas por aqui em Ipaussu parei para perguntar o que era. Eu já tinha visto essas placas, mas não sabia que era de energia solar”, afirma o morador Maycon da Silva. A invenção é de um estudante da Etec de Ourinhos. Resultado de seis meses de estudos dentro do curso de eletrotécnica. “É uma energia renovável, não emite poluente, ocupa pouco espaço na via”, explica Marcos Antonio Filho. Leia mais.

Maior torre de energia solar do mundo é construída em deserto de Israel

A paisagem das areias do deserto do Negev, no sul de Israel, uma torre de 250 metros de altura – o equivalente a um prédio de 50 andares – se destaca. Trata-se da torre da usina solar de Ashalim. Parte do esforço das autoridades israelenses para produzir, até 2020, 10% de sua energia através de fontes renováveis; hoje, este porcentual é de 2,5%. A torre de Ashalim é circundada por 50.600 espelhos controlados por computador (heliostatos). São distribuídos por uma área de 3 km². Esses espelhos acompanharão a movimentação do sol de modo a refletir luz sobre uma caldeira localizada no alto da torre, durante o maior tempo possível ao longo do dia. Leia mais.

Sertão baiano vê energia solar virar realidade

O sol forte que sempre castigou o sertanejo agora é cobiçado por investidores bilionários que começam a mudar a cara do semiárido baiano. O movimento transformou a pequena Bom Jesus da Lapana capital da energia solar. A cidade, de 63 mil habitantes abriga hoje a primeira grande usina solar do Brasil. Ali já estão sendo produzidos 158 megawatts (MW) com o calor do sol. É energia suficiente para abastecer uma cidade de 166 mil residências. Mais importante que isso, no entanto, é que o projeto representa o primeiro passo para o desenvolvimento de uma indústria bilionária que não para de crescer no mundo – no ano passado, avançou 50%. Leia mais.

Acampamento cria ‘Lounge Sustentável’, equipado com energia solar no Rio Araguaia, em Aruanã

Às margens do Rio Araguaia, um acampamento resolveu aproveitar o potencial energético proporcionado pelo sol na região e criou o “Lounge Sustentável”, em Aruanã, na região noroeste de Goiás. Com placas fotovoltaicas, ambiente de interação tem energia 100% renovável. De acordo com o engenheiro Pedro Provázio, diretor da Stonos Desenvolvimento Criativo, responsável pela instalação, o investimento feito com a instalação pode retornar em até 5 anos, por meio da economia de energia, além de preservar o Rio Araguaia com uma fonte de energia renovável. Leia mais.

Faça um orçamento gratuito e saiba qual o sistema fotovoltaico ideal para o seu imóvel

Banco do Brics irá apoiar projeto em energia solar e eólica

Com foco no apoio a projetos voltados para sustentabilidade, o banco do Brics, anunciou subsídio a projeto brasileiro. Segundo Paulo Nogueira Batista Jr., vice-presidente da instituição, o País já possui um empréstimo do banco com o BNDES, de US$ 300 milhões, assinado no último dia 30 de agosto, para série de subprojetos da iniciativa privada brasileira na área de energia renovável solar e eólica. Leia mais.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energias renováveis

Energias renováveis representarão 37% da geração elétrica global até 2026, afirma AIE

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
ranking global energia solar

Brasil avança para a 6ª posição no ranking global de energia solar

Continue lendo