Energia solar no Rio Grande do Sul - Elysia Porto Alegre

Energia solar no Rio Grande do Sul: conheça as 10 cidades gaúchas que mais possuem sistemas fotovoltaicos

Publicado em de de

A energia solar no Rio Grande do Sul se espalha a cada ano. O ranking é liderado por Santa Cruz do Sul, com quase o triplo dos número de sistemas fotovoltaicos instalados em Porto Alegre. Juntas, as dez cidades representam 30% do total de sistemas de energia solar instalados no estado gaúcho

A energia solar no Rio Grande do Sul vem crescendo de forma rápida nos últimos cinco anos. Desde que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou, em 2012, uma portaria que regula o sistema de microgeração individual de energia, a partir de fontes renováveis, os sistemas fotovoltaicos se espalharam pelos telhados das casas e prédios do país.

No Rio Grande do Sul, segundo dados da Aneel, 1.491 unidades consumidoras possuem instalações de sistema de energia solar nos seus imóveis. Como há a alternativa de utilizar a sobra de energia gerada em outro imóvel do mesmo consumidor, o RS conta hoje com 1.706 unidades consumidoras de energia solar. Todos os imóveis com independência energética, de acordo com pesquisas, recebem cerca de 10% de valorização.

O Estado aparece bem nesse ranking que mede, de certa forma, a vocação sustentável da população. O RS é o terceiro Estado brasileiro que mais possui sistemas fotovoltaicos instalados. Atrás apenas de Minas Gerais (2.865) e São Paulo (2.721). Logo atrás do RS, aparece o Paraná, com 1.053 imóveis que geram a própria energia.

Quer gerar a própria energia e quase zerar conta de luz? Faça um orçamento gratuito

A Elysia separou para você as 10 cidades que mais geram energia solar no Rio Grande do Sul. Com base nos registros da Aneel, fizemos o ranking que mostra algumas curiosidades. Quem pensa que Porto Alegre, por ser a Capital, está na frente das demais, engana-se. E muito. A “capital dos painéis solares” é Santa Cruz do Sul. A cidade do Vale do Rio Pardo, com mais de 100 mil habitantes, tem quase o triplo dos sistemas fotovoltaicos instalados em Porto Alegre.

Dos dez municípios que lideram o ranking, Venâncio Aires é a cidade que mais tem sistemas instalados, proporcionalmente à população. Na cidade do Vale do Taquari, a cada 2.300 habitantes, um possui um sistema de energia solar fotovoltaica. Na sequência, vem a vizinha Lajeado, com um sistema fotovoltaicos para cada 2.700 habitantes. Juntas, as dez cidades somam 455 unidades geradoras da própria energia – o que representa 30% do total de sistemas instalados no RS.

Veja a lista completa dos maiores geradores de energia solar no Rio Grande do Sul:

1º Santa Cruz do Sul – 140
2º Porto Alegre – 55
3º Novo Hamburgo – 49
4º Santa Maria – 48
5º Lajeado – 31
6º Venâncio Aires – 30
7º Canoas – 29
8º Bento Gonçalves – 27
9º Caxias do Sul – 23
10º Montenegro – 23



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
ranking global energia solar

Brasil avança para a 6ª posição no ranking global de energia solar

Continue lendo
crescimento da energia solar

, ,

Energia solar lidera crescimento recorde de renováveis em 2023, destaca estudo da IRENA

Continue lendo