Energia solar no Brasil - Elysia energia solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

Onde está a energia solar no Brasil? Conheça os 10 estados com as maiores potências instaladas

Publicado em de de

Onde estão os maiores projetos de energia solar no Brasil? Separamos os dez estados brasileiros com as maiores potências instaladas – Minas Gerais lidera

Que a energia solar é uma tecnologia sustentável relativamente nova no país, isso já sabemos. Mas, afinal, em quais lugares do Brasil ela já desembarcou com força? Com base no relatório de microgeração distribuída divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Elysia listou os dez estados brasileiros que com as maiores potência instaladas.

Quer gerar a própria energia? Faça um orçamento gratuito

A lista serve a título de curiosidade. Embora algumas tendências possam ser traçadas com esse ranking, a energia solar ainda irá crescer substancialmente no Brasil. A energia fotovoltaica já é uma realidade no país desde 2012, quando a portaria da Aneel regularizou a micro e minigeração a partir de fontes renováveis. Este avanço formulado há cinco anos atrás deu resultado. Basta acessar a lista de unidades consumidoras já conectadas às energias limpas no Brasil. O crescimento, nos últimos anos, foi estrondoso.

Conheça as 10 cidades gaúchas com mais energia solar

A Elysia, empresa de Porto Alegre especializada em projeto e instalação de sistema fotovoltaico, nasceu com a crença de levar a todo o Rio Grande do Sul essa tecnologia sustentável. Como uma empresa inserida no contexto de pensar no futuro do planeta, na sustentabilidade, estamos orgulhosos de fazer parte deste crescimento da energia solar no Brasil.

A energia solar no Brasil: onde estão as maores potências

Na lista que separamos, com base no relatório da Aneel, Minas Gerais aparece de forma disparada na frente dos demais estados brasileiros. Os mineiros possuem quase o dobro de potência instalada em relação ao segundo colocado.

E o segundo posto fica com Ceará. O que não deixa de ser uma curiosidade. Os cearenses, em termos de número de instalação, tem apenas a 7ª colocação. Porém, o diferencial do estado nordestino é que seus projetos fotovoltaicos, em média, tem uma potência de geração mais elevada. No Ceará, há 509 sistemas fotovoltaicos instalados. Juntos, são capazes de gerar 20.619 kW.

O Rio Grande do Sul vem na sequência, na terceira colocação. Embora seja ultrapassado pelo Ceara, os gaúchos estão à frente de São Paulo. Aqui, outra curiosidade: São Paulo, apesar de ter 1.300 unidades consumidoras a mais que o RS, fica atrás em termos de potência instalada. Os paulistas aparecem na quarta colocação neste ranking.

Os Estados que possuem menos potência instalada são Acre e Amazonas. As duas unidades federativas, juntas, possuem 13 instalações de energia solar fotovoltaica.

Os 10 estados brasileiros com as maiores potências instaladas:

1º Minas Gerais – 35.499,60 kW

2º Ceará – 20.619,47 kW

3º Rio Grande do Sul – 19.285,79 kW

4º São Paulo – 16.845,69 kW

5º Rio de Janeiro – 12.680,80 kW

6º Santa Catarina – 9.895,65 kW

7º Paraná – 8.363,13 kW

8º Mato Grosso – 6.855,06 kW

9º Pernambuco – 4.539,57 kW

10º Goiás – 3.938,30 kW



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

O Manchester City anuncia seu plano de transformar a City Football Academy de Manchester em uma “usina” de energia renovável. 

Continue lendo

O Banco Central realiza o sexto corte consecutivo na Selic, reduzindo-a para 10,75%; indica-se uma desaceleração no ritmo de cortes. 

Continue lendo

Em 2023, o setor comercial impulsionou um crescimento de 36% na minigeração. 

Continue lendo
energia solar brasil

Energia solar no Brasil cresce mais de 50% em janeiro, revela relatório

Continue lendo