Blog

Energia solar na zona rural: sítio de Guaíba dá exemplo de economia e valorização da propriedade

Energia solar na zona rural - Elysia energia solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

Energia solar na zona rural. Geração de energia limpa através do sol elimina custos com energia, valoriza propriedade e torna produção rural referência sustentável – confira o exemplo da Elysia

A energia solar na zona rural já é mais do que uma realidade no Brasil. Com o acesso facilitado à compra de sistemas fotovoltaicos, que hoje apresentam preços mais acessíveis à população, os produtores rurais ganharam mais um aliado para economizar nos custos de produção.

Com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, o empreendedor rural tem a possibilidade de zerar a conta de luz – um dos maiores inimigos da planilha de custos do meio rural. E o melhor de tudo: o local estará gerando energia de forma limpa e renovável. Sem agredir o planeta e a partir de uma fonte inesgotável: o sol.

Entenda como funciona e saiba como adquirir um sistema fotovoltaico

Além da vantagem de gerar a própria energia a partir de painéis solares, o local estará livre das cada vez mais elevadas contas de luz. Para constatar, basta dar uma olhada no último dado de inflação. O item que mais impactou na elevação da média de preços foi a conta de luz. Isso se deu em razão da bandeira tarifária amarela, a segunda mais cara, utilizada em julho. Em agosto, o fenômeno deve se repetir, já que a bandeira aplicada será a vermelha – mais elevada de todas.

Faça um orçamento gratuito e saiba qual o sistema ideal para a sua propriedade

|Com o desgaste dos recursos naturais e a imprevisibilidade do clima, as fontes tradicionais de energia vêm se tornando cada vez mais caras. E a tendência, daqui para frente, é de que isso cresça. A energia solar é uma alternativa viável e que só traz vantagens ao consumidor. Hoje em dia, com as linhas de crédito disponíveis no mercado, há diversas possibilidades de adquirir um sistema fotovoltaico|, afirma Luccas Priotto, engenheiro mecânico e sócio-diretor da Elysia Energia Solar, startup de Porto Alegre.

Veja fotos de um dos clientes rurais da Elysia: Saiba mais sobre este projeto

Com a utilização do sol como fonte de energia solar na zona rural, o imóvel e o negócio recebem uma significativa valorização de mercado. De acordo com pesquisas, a propriedade pode receber cerca de 10% de valorização imobiliária após a adesão à sustentabilidade energética. O empreendimento, por sua vez, passa a contar com uma importante fonte de economia. Não terá mais a pesada conta de luz para pagar. Além disso, também terá ao seu lado uma importante ferramenta de marketing, pois terá ao seu lado a imagem de uma propriedade verde, conectada com os tempos sustentáveis de hoje em dia.

Elysia na vanguarda das instalações rurais

Entre os clientes da Elysia, o sítio Itália, em Guaíba, é um exemplo de sustentabilidade no meio rural. Desde o fim do ano passado, o local é o gerador da sua própria energia. Referência verde na região, o proprietário instalou sete placas solares, que foram acompanhadas de um inversor solar. O conjunto de módulos é o responsável por gerar 200 kWh/mês, na média anual. Isso é o suficiente para suprir toda demanda energética do local. Com o sistema fotovoltaico, a propriedade rural também vai deixar de emitir mais de 1000 kg de CO2 na atmosfera. No local, são criados animais bovinos, caprinos e aves.

seta-more