Blog

Balanço fotovoltaico: saiba por que a energia solar é uma realidade no Brasil

Placa solar - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

Em efervescência, o mercado de energia solar fotovoltaica vem crescendo de forma significativa nos últimos anos no Brasil. Com a difusão da tecnologia, que está cada vez mais acessível aos brasileiros, o número de instalações estão se elevando, especialmente nos últimos dois anos. Alguns dados disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram essa realidade.

Entenda como funciona um sistema de energia solar?

De acordo com a agência reguladora, o país tem hoje 160,93 Mw de potência instalada de energia solar. Contabilizando todos os estados da federação, já são 19.277 instalações realizadas. O estado que lidera o ranking de geradores de energia solar fotovoltaica é Minas Gerais. Na sequência, aparece o Rio Grande do Sul, seguido por São Paulo. Do total de sistemas fotovoltaicos instalados no país, 42% funcionam em imóveis residenciais. A instalação comercial vêm logo atrás, com 39% de representatividade.

Conhece o ranking dos Estados que mais produzem?

“Mesmo com o país atravessando um período de recuperação econômica e amargando dois anos seguidos de queda no PIB, o mercado de energia solar reagiu bem e cresceu no Brasil. Certamente, a população está cada vez mais ciente da necessidade de mudar o paradigma energético. As fontes de energia limpa e renovável vieram para ficar. Elas reduzem o custo da conta de luz e trazem um benefício enorme para o planeta”, explica Luccas Priotto, sócio-diretor e engenheiro de produção da Elysia Energia Solar, de Porto Alegre.

No RS, conheça as 10 cidades mais solares

Um dos reflexos da entrada efetiva da energia renovável no Brasil é o número de municípios que já contam com, pelo menos, um sistema fotovoltaico instalado. Ao todo, já são 1.948 cidades gerando energia solar. No último ano, para se ter uma ideia do tamanho da evolução, 780 municípios instalaram seu primeiro sistema de energia solar. A geração própria, energia produzida dentro de casa, representa 88% dos sistemas instalados non país.

 

seta-more