Blog

Gerando energia renovável em Porto Alegre, apartamento no bairro Petrópolis atinge independência energética

Energia renovável em Porto Alegre - Elysia energia solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

No bairro Petrópolis, um apartamento passou a gerar energia renovável em Porto Alegre. Assim, com instalação da Elysia, a residência passou a produzir a própria energia através da luminosidade do sol. A família porto-alegrense, portanto, tornou-se uma referência sustentável na cidade. Isso porque as seis placas solares instaladas no último andar do prédio irão suprir 100% da demanda da casa. E a economia mensal na conta de luz chega a 85%.

Entenda como funciona a energia solar

“Este sistema instalado conta com micro-inversores. Trata-se de um tipo de inversor que individualiza a geração de energia de cada módulo. A escolha por micro-inversores pela equipe técnica da Elysia ocorreu em virtude de alguns pontos de sombreamento, que poderiam comprometer a eficiência do sistema. Para que pudéssemos tirar o máximo de geração de energia do seu telhado, a Elysia, portanto, encontrou uma solução ótima para o cliente”, explica o responsável técnico e sócio-diretor da Elysia, Augusto Rech.

Faça um orçamento gratuito

Só no primeiro ano de uso, a família irá economizar quase R$ 2.000 na conta de luz. O retorno do investimento, então, poderá ser ainda mais rápido. Os constantes reajustes da tarifa de energia sinalizam que o investimento em fontes renováveis é a saída para escapar dos aumentos. Neste ano, todas as concessionárias de energia do RS já elevaram suas tarifas. E todas o fizeram aumentando acima de 20%.

Energia renovável em Porto Alegre contribui para o planeta

A contribuição da família, sobretudo, é enorme para o planeta. Com a geração de energia solar de forma independente, a residência deixa de emitir cerca de 2.000 kg de CO2 na atmosfera. Isso significa que, além da economia financeira, a energia solar beneficia a sustentabilidade do planeta para as próximas gerações.

“O investimento em energia solar, com toda a certeza, é uma das melhores formas de aplicar o dinheiro. O retorno ao consumidor está cada vez mais rápido. Além disso, a contribuição sustentável da tecnologia faz com que ocorra uma valorização do imóvel.”, afirma Luccas Priotto, engenheiro de produção e sócio-diretor da Elysia energia solar. Segundo pesquisas imobiliária, um imóvel que gera sua própria energia pode receber uma valorização de 10%.

A família, contudo, pode acompanhar em tempo real a sua produção de energia. Por meio de um aplicativo instalado no celular ou no computador, diversas informações sobre o sistema fotovoltaico podem ser verificadas. A equipe técnica da Elysia, por outro lado, também fica atenta a qualquer mudança produtiva. Em caso de verificada alguma falha, a equipe é prontamente deslocada ao local.

seta-more