Blog

Quais as formas de economizar na conta de luz? Conheça algumas alternativas

Economizar na conta de luz - Elysia energia solar porto alegre rio grande do sul

O atual preço da energia elétrica no Brasil faz despertar no consumidor a vontade de encontrar alguma maneira de economizar na conta de luz. Não é para menos. Recentemente, o país teve três meses seguidos de bandeira vermelha na tarifa de energia. No Rio Grande do Sul, o reajuste anual ultrapassou os 30%, muito acima da inflação. As notícias do mercado de energia elétrica têm sido marcadas pelo pessimismo pelos aumentos constantes.

Mas, afinal, de que maneira posso economizar na conta de luz? Existem algumas opções disponíveis por aí. Uma delas, é a mudança de alguns hábitos caseiros. Tentar substituir o chuveiro elétrico, um dos maiores vilões da conta de luz, por um sistema a gás (embora o gás natural também tenha sofrido reajustes acima da inflação).

Utilizar a luz natural do dia, ao máximo, também é uma alternativa. Além de, quando for adquirir um eletrodoméstico, optar pelo que consome menos energia. Práticas sustentáveis, se feitas com disciplina, podem reduzir cerca de 30% do valor da conta de luz.

Outra solução é investir em energia renovável. Neste caso, você se torna o gerador da própria energia. Já pensou? Além de se tornar uma referência sustentável e de estar conectado com o que há de mais moderno em termos de tecnólogo ambiental, a conta de luz pode ter uma redução de até 95%.

Saiba e entenda como funciona a energia solar

Trata-se de um investimento quebrará um combo de benefícios. Já na conta de luz posterior à instalação, a tarifa virá com a taxa mínima. Algo em torno de 50 reais, a depender do tipo de instalação realizada. Os benefícios também recaem sobre o planeta, pois você estaria utilizando uma fonte limpa de energia. É uma fonte em abundância: o sol.

De forma direta, quem investe em energia solar também está ajudando na qualidade de vida das próximas gerações. Ao gerarmos a própria energia, poupamos os recursos naturais finitos do planeta, fazendo com que nossos filhos, netos bisnetos, e assim por diante, tenham um mundo habitável para viver.

Faça um orçamento gratuito

Na Elysia, temos diversos exemplos de consumidores que investiram em energia solar e hoje já colhem os resultados dessa escolha. Conheça a história do Itamar, morador de Porto Alegre, que, além de estar pagando uma conta de luz barata, prevê um retorno do investimento ainda mais rápido do que o previsto.

Há diversas opções de práticas que podem nos fazer economizar na conta de luz. Mas, certamente, investir em energia renovável é o caminho mais sustentável e seguro.

seta-more