Elysia promove oficina de capacitação neste sábado no Morro da Cruz

Publicado em de de
Projeto social
em parceria com o ciupoa solar, Empresa vai capacitar dois
jovens da comunidade da zona leste para inseri-los no
mercado de trabalho do setor de energia solar

Neste sábado (29), a Elysia promove oficina de capacitação no Ciupoa Solar, projeto educacional do Morro da Cruz, em Porto Alegre, focado em energia solar. Pela manhã, o curso, ministrado pelos dois sócios-diretores da empresa, Luccas Priotto e Augusto Rech, terá a participação de jovens da comunidade da Zona Leste, mas está aberto ao público interessado em participar.

O objetivo da oficina é apresentar aos alunos o funcionamento do sistema de energia fotovoltaica, além de mostrar os benefícios sustentáveis e financeiros do uso da energia renovável.

Ao fim da oficina, serão escolhidos dois alunos(as) para se aprofundarem na prática de instalações de painéis solares. A dupla vai receber treinamento especial da Elysia e ficará capacitada para atuar no mercado de trabalho do setor. “É uma oportunidade para eles aprenderem e ainda se capacitarem para gerar a própria renda e complementar a da família”, aponta Priotto, sócio-diretor da Elysia. “O Ciupoa Solar é um projeto inédito no Rio Grande do Sul, queremos vê-lo crescer ainda mais e ajudar a inserir os jovens no mercado de trabalho”, diz Augusto Rech, também sócio-diretor da Elysia.

O que é como funciona o Ciupoa Solar

Inaugurado em setembro pelo Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre (Ciupoa), comandado por Tânia Pires, o projeto foi criado em parceria com o grupo Multiplicadores Solares (vinculado ao Greenpeace), o Ciupoa Solar – Projeto Morro da Cruz vai oferecer cursos de capacitação, oficinas e palestras voltadas à energia solar.

Sonho antigo de Tânia Pires, que começou a planejar o local há cinco anos, a casa construída com doações vai ser o primeiro centro educacional da cidade a receber jovens para aprofundamento no tema da energia solar. “O Projeto Morro da Cruz nasce para virar referência em energia solar em Porto Alegre. Queremos que as pessoas venham até aqui para aprender e espalhar a ideia revolucionária da independência energética a partir do sol”, explica a presidente do Ciuopa.

O projeto mais um dos quatro braços da ONG Ciupoa na Capital, e tem apoio da Elysia, do grupo de voluntários do Greenpeace no RS e da Associação de Moradores do Morro da Cruz (Acomuz).

Arrecadação online e instalação da Elysia

Em setembro, o Ciupoa Solar colocou no ar a campanha de arrecadação de dinheiro para a aquisição do sistema de energia solar. O dinheiro irá financiar a compra dos módulos para a casa onde vai funcionar o projeto. O objetivo do centro educacional é operar, quase na totalidade, com energia oriunda do sol. O serviço de projeto e instalação será feito, sem cobrança, pela Elysia. Interessou-s em doar? Entre aqui.

O Ciupoa Solar fica na Travessa Vinte e Cinco de Julho, 1572, bairro São José. Mais informações pelo e-mail: ciupoa@gmail.com



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Case de sucesso: Sicredi investe em autoprodução grid-zero com a Elysia para atender demanda de ar-condicionado 

Continue lendo

Fique por dentro do case Elysia/SolarEdge no retrofit de um sistema

Continue lendo
Usina solar Fecomércio - Elysia energia fotovoltaica Rio Grande do Sul

,

Conheça as grandes empresas e instituições que receberam a solução completa de energia solar da Elysia

Continue lendo
Laudo crédito ICMS energia elétrica - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Laudo de ICMS: uma forma de reduzir a carga tributária da sua empresa

Continue lendo